sábado, 31 de maio de 2014

Liberte a criança dentro de você! Mais sobre o sal da vida...

Garota pequenina
Brincando de amarelinha.
Pulando e saltando
Chega ao céu.
Risos,
Gargalhadas,
Palavras cantadas,
Caretas!
Menina borboleta,
Com varinha de condão.
Não quer mais ver as estrelas?
O que aconteceu?
Pequena, não se esconda
Se tem medo abra seu sorriso,
Ele é que abriga,
iluminando a vida!

-Mariana Carpilovsky,  31/05/2014

terça-feira, 27 de maio de 2014

E os peixinhos a nadar....


Já não é a primeira vez que chego em casa antes de todos. Casa escura, aquário apagado, silêncio. Sensação desagradável essa de chegar sozinha, mas, para o meu conforto, a luz do aquário logo se acendeu. 
Quando acontece isso fico sentada no sofá, sem fazer nada, olhando os peixes e eles me olhando de volta, todos amontoados num canto mais próximo de mim, querem comida, óbvio. Fico alguns instantes ouvido o barulho do filtro, vendo as bolhas de ar e meus bichinhos coloridos nadando para lá e para cá. Esse aquário me acalma.
Penso na vida, penso no cansaço e na minha orelha inflamada que lateja. Um louco passa berrando no Play. Eu rio. Separo uns artigos da pilha dos artigos que eu junto para nunca serem lidos por falta de tempo e pelo esquecimento. Deito no sofá e, com um sorriso no rosto, pensando que, apesar de tudo, eu estou fazendo o que gosto, começo a ler. E os peixinhos continuam nadando.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Impressões do internato: Gineco

Eis que meu rotatório chegou na gineco. Aliás, chegou há um tempo, eu que deixei o blog meio empoeirado nessas últimas semanas.

Eis que mordo a minha língua. Eu, que sempre fui muito firme dizendo "eca, ninguém merece gineco!", "é muita intimidade exposta", "não gosto de ficar examinando vulva e vagina!", agora vejo que a especialidade não é tão ruim assim.

Ainda continua não sendo a especialidade para mim, eu ainda me sinto desconfortável e não posso dizer que eu goste de toque e exame ginecológico.  Eu retiro o que eu disse!! Estou total in love! Essa passagem pelo serviço de ginecologia fez com que eu aprendesse a admirar essa especialidade, justamente por causa do carinho com que as pacientes são tratadas, o cuidado e o respeito. 

Aliás, nós internos somos respeitados e todos os professores e médicos têm a maior paciência e disposição do mundo para ensinar, explicar e de nos ouvir. O ensino é o diferencial da rotatória de gineco no HUGG, nós não estamos lá para tocar serviço, estamos lá para de fato aprender medicina! Eles conseguem fazer com que os alunos "ginecofóbicos" (como eu) acabem gostando do ambulatório e da prática. Quem dera o internato fosse inteiro igual ao de gineco! Não é a toa que muitos colegas que passam por lá se apaixonam pela especialidade!